Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 29 de novembro de 2024
PORTO VELHO-RO: A Justiça Eleitoral confirmou para as 15h desta quinta-feira (28) a sessão que irá analisar o processo movido pelo PSDB que pede a cassação do mandato do senador Jaime Bagattoli (PL) por ilícitos supostamente cometidos durante o período eleitoral.
Mas, esse processo parece não tirar o sono do senador, já que a Procuradoria Regional Eleitoral, através do procurador Bruno Rodrigues Chaves, recomendou pela rejeição da Ação de Investigação Judicial Eleitoral – AIJE sob a alegação de que o PSDB não teria competência para mover essa ação.
Disputando o último pleito em Rondônia através de uma federação composta com o CIDADANIA, não é permitido ao PSDB impetrar ações nesses moldes unilateralmente, ao menos esse é o entendimento do procurador Bruno Chaves.
Além disso, a procuradoria eleitoral também recomendou que fosse desconsideradas provas cabais apresentadas pelo PSDB onde mostravam conversas incriminatórias do senador através de redes sociais já que a divulgação pública não autorizada de mensagens privadas entre destinatários particulares, com expectativa de privacidade, é considerada ilícita.
Com tudo isso ao seu favor, a expectativa de defesa de Bagattoli é que o caso seja arquivado e sequer vá para a análise do mérito. O senador ainda responde a outros processos na Justiça Eleitoral, além de ser acusado em uma ação envolvendo invasão de terra indígena.